Programação

Aula1

[03/11]

Início: 19h - 21h

Tudo começa por uma interrupção

Nessa aula são lançados os fundamentos da Semiótica da Canção, em especial o papel do andamento (na acepção musical da palavra), ou seja, como o andamento é, para essa teoria, o aspecto básico para a compreensão dos elos de integração entre a melodia e a letra. Conheceremos os modelos propostos pela teoria.

Aula2

[10/11]

Início: 19h - 21h

Temperando o assunto

Na segunda aula, veremos como os modelos de integração, vistos na primeira aula, devem ser compreendidos como tendências, umas sendo dominantes, outras sendo recessivas e algumas até residuais. Isto significa que nenhuma canção cabe inteiramente somente num modelo, mas a análise nos leva a temperar, avaliar o quanto temos de um ou de outro modelo. Para concretizar a teoria, veremos uma análise realizada pelo próprio autor da teoria, Luiz Tatit, uma análise de dar gosto!

Aula 3

[17/11]

Início: 19h - 21h

Voz à obra: o trabalho dos intérpretes

Terceira aula: nesta, vamos ver os detalhes do trabalho dos interpretes em revelar a voz que diz ao mesmo tempo que canta.

Aula 4

[24/11]

Início: 19h - 21h

Panorama do Século XX

Por fim, veremos, em perspectiva, as principais etapas de formação e transformação daquilo que entendemos como canção popular. Faremos também, como encerramento, mais uma análise de uma canção.